Um local agradável para relaxar, receber amigos e família ou fazer aquela festa precisa estar bem-decorado para criar um clima aconchegante. Quer saber como calcular pedra para jardim para enfeitar o local?

A quantidade precisa ser de acordo com o tamanho e o estilo de decoração que você quer criar para harmonizar. O importante é acertar no número, sem ficar com poucas unidades ou com itens sobrando. A seguir, saiba como fazer um jardim com pedras!
Por que usar pedras no jardim?
Uma decoração de jardim com pedras é muito versátil, podendo servir para sinalizar caminhos ou destacar determinados espaços. Além disso, esses itens têm outras funções que facilitam a manutenção e a durabilidade da área externa.
Versáteis, as pedras podem ser usadas de várias maneiras. Elas evitam o crescimento de plantas invasoras, como as ervas daninhas, preservam a umidade do solo e mantêm o ambiente limpo. Também podem criar caminhos, evitando que algumas folhagens rasteiras sejam pisoteadas.
Se você precisar delimitar um espaço específico da casa, como um lago ou uma fonte, dando mais destaque a ele, é possível usar as pedrinhas para isso. Assim, quem entrar verá esse cantinho especial. A seguir, confira como calcular pedra para jardim!
Como calcular pedra para jardim?
O primeiro passo para calcular pedra para jardim é escolher o espaço, medir a área em que os itens serão colocados e definir o tipo mais adequado para a sua decoração.
Se você estiver planejando uma decoração com pedras de 3 cm de espessura, o mais indicado é comprar 45 kg por m2. Contudo, se você gosta de itens maiores, o cálculo é bem simples: some 15 kg a cada 1 cm de espessura a mais.
Dicas para acertar na compra de pedras para o jardim
Já imaginou a dor de cabeça de sair para comprar sacos de pedrinhas, mas não adquirir o suficiente? Um tanto estressante, não é mesmo? Se você está aprendendo como calcular pedra para jardim e quer evitar esse problema, veja as dicas a seguir.
Quem é principiante no assunto pode recorrer a uma calculadora de pedras para o jardim, disponível virtualmente em sites de jardinagem ou aplicativos. Nela, é possível digitar a forma e dimensão do espaço para obter o resultado em m3 da quantidade necessária para preencher o local desejado.
Como as pedras podem afundar no solo dependendo da intensidade da circulação de pessoas, ou podem ajustar-se ao terreno devido a chuvas, ventos e umidade do solo, é indicado comprar cerca de 10% a mais do que a quantidade calculada. Com o passar dos dias, após posicionar os itens, faça ajustes se for necessário.