Sabia que não tem muito segredo sobre como fazer muda de cacto? Essa plantinha, além de requerer pouquíssimos cuidados, é muito fácil de propagar! Prepare-se para ter muitas mudinhas com as dicas do blog da Petz!

Bancada próxima a janela com diferentes vasos de cactos e suculentas.

Pertencente à família das Cactaceaes, que tem mais de 2 mil espécies já conhecidas (200 delas somente no Brasil), essa planta espinhosa encanta a todos pela beleza exótica, pelas flores curiosas e pela pouca necessidade de regas. Aprenda como fazer muda de cacto de forma fácil e simples!

Como fazer muda de cacto?

É hora de ir direto ao assunto: como fazer muda de cacto? Existem duas formas para propagar a espécie. Para colocar a mão na massa, você vai precisar de:

  • luvas de couro (para se proteger dos espinhos);
  • faca, estilete ou tesoura afiados;
  • substrato para cacto;
  • recipientes para colocar as mudinhas.

Tem como fazer muda de cacto grande e pequeno? Sim! É possível propagar a planta independentemente do tamanho. Para começar, é preciso escolher a planta-mãe. Ela deve estar saudável, sem manchas amareladas ou ressecamento visível e firme (não deve dobrar — se você tentar fazer isso, ela quebra).

Agora, chegou a parte prática de como fazer muda de cacto. Calce as luvas e escolha um broto desenvolvido da planta-mãe. Destaque-o dela, ou corte-o na base. Deixe-o em meia-sombra por dois dias para favorecer a cicatrização da ferida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *